Nosso trabalho consiste em dar forma e vida a Educação, e isso se materializa por meio de uma proposta pedagógica concebida para cada etapa do desenvolvimento, que respeita as características de cada faixa etária em direção à sua formação integral.
Buscamos traçar um caminho entre a tradição e a inovação, sempre de acordo com as mudanças educacionais, garantindo uma educação capaz de colocar em prática ações pedagógicas que valorizem o exercício da cidadania em diferentes áreas.
Nossa filosofia educacional é fundamentada em sólidas convicções humanistas, construtivistas e na prática educativa de Reggio Emília.
Uma pedagogia voltada para o desenvolvimento humano e a construção do conhecimento, na qual o aluno é visto como um ser que aprende e que constrói. O papel da escola é propor atividades que levem a “aprender a aprender”, utilizando não apenas o seu lado racional, mas o lado criativo, participativo e transformador. Visando o seu talento, habilidades e competências.
Saiba MaisInvestimento no desenvolvimento físico, emocional, ético e estético como processo contínuo para a construção de referências intelectuais que permita ao estudante compreender o mundo.
Construção de saberes, desenvolvendo espírito investigativo e senso crítico.
Construção de procedimentos e estratégias para transformar informação em conhecimento, elaborando, num encadeamento entre a ação e a experiência, seu próprio conhecimento.
Investimento num movimento simultâneo em busca de reconhecimento da própria identidade e em um esforço de aceitação das diferenças; compreendendo a interdependência de todos os seres humanos.
(arraste para o lado)
NOSSA INSPIRAÇÃO VEM DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA;
UMA ESCOLA QUE RESPEITA A CRIANÇA E SEU PROTAGONISMO;
UMA ESCOLA QUE LEVA A SÉRIO A CONCEPÇÃO DAS INFÂNCIAS;
VALORIZA OS PROFESSORES MEDIADORES E INVESTIGADORES;
VALORIZA OS ESPAÇOS E OS CONTEXTOS INVESTIGATIVOS;
DAMOS IMPORTÂNCIA PARA O ACOLHIMENTO DA CRIANÇA E DAS FAMÍLIAS, ALIMENTAÇÃO, SAÚDE;
VALORIZAMOS ATIVIDADES INTERATIVAS, O ATELIÊ E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS, O QUINTAL COMO LABORATÓRIO, A TECNOLOGIA;
ACREDITAMOS QUE AS CRIANÇAS APRENDEM BRINCANDO, INVESTIGANDO, EXPLORANDO, IMITANDO, FAZENDO...
VALORIZAMOS O ENSINO DA SEGUNDA LÍNGUA, O INGLÊS, POR MEIO DO PROGRAMA BILÍNGUE EDUALL, COM UMA HORA AULA DIÁRIA.
Livros... sempre me acompanhando ao longo de minha carreira na Educação.
O que seria de mim sem eles!?
Os livros me acompanham ao longo de meu percurso formativo, através deles aprendo mais e mais, levanto hipóteses,
crio ideias mirabolantes, fico inquieta em saber mais...
Sempre em busca de uma educação de qualidade para a Primeiríssima infância, meu foco de trabalho.
Espero que aproveitem a leitura!
Cristina David
Pedagoga e Psicopedagoga
Doutoranda em Educação UNR – Argentina/Mestre em Educação PUC -SP
Diretora Pedagógica do Grupo Multicultural Educação
Entender o conceito da documentação pedagógica baseado na pedagogia de Loris Malaguzzi, uma abordagem projetual
nascida na cidade de Reggio Emilia, na Itália, é essencial para entender o trabalho realizado no Grupo Multicultural
– Multi Kids, Multi Vila e Colégio Multi Programa Bilíngue, por meio da Pedagogia dos Projetos e como a criança
constrói o seu conhecimento. A abordagem tem como princípio a pedagogia da escuta, do olhar atento, da interpretação
por parte do professor, por meio de processos e contextos investigativos que propiciam a pesquisa das crianças sobre
o assunto tratado e as interpretações e observações das crianças e a formação de conceitos.
ENTÃO, O QUE É DOCUMENTAR?
É observar e guardar para além da lembrança o que os pequenos aprendem no diálogo com o outro, quais hipóteses
elaboram e como resolvem os problemas. A documentação vai contar histórias para as crianças relembrarem, reviverem e
se conectarem com os próprios aprendizados.
O que deve, portanto, ser registrado?
As situações em que as crianças constroem a aprendizagem com os outros. Porque isso permite compreender o que elas
estão pensando e sentindo e suas primeiras teorias sobre aquilo que estão conhecendo, para que os adultos
(professores), a partir disso, elaborem atividades levando em consideração essas observações.
Na documentação pedagógica, os professores assumem o papel de investigadores e questionadores do processo pedagógico
da criança, e é por meio dessa escuta e interpretação, totalmente subjetivas, que fica evidente a importância da
parceria pedagógica nesse processo: ter alguém com quem compartilhar aquilo que foi visto, e, a partir daí, criar
hipóteses sobre a observação por meio de perguntas como:
Quem é a criança? Como se constrói seu saber? Como se entende o processo de observação e documentação? O que e por
que observar? Com quais instrumentos observar? E em que direção observar?
Esperamos, fortemente, que por meio desta documentação, as famílias possam se inteirar sobre a escola escolhida para
seu (sua) filho(a) e entender, ainda mais, os projetos desenvolvidos para nossas crianças.
A ideia é apresentar a documentação pedagógica ao final de cada bimestre.
Grupo Multicultural Educação
Selecione a unidade: