Entender o conceito da documentação pedagógica baseado na pedagogia de Loris Malaguzzi,
uma abordagem projetual
nascida na cidade de Reggio Emilia, na Itália, é essencial para entender o trabalho realizado no Grupo
Multicultural
– Multi Kids, Multi Vila e Colégio Multi Programa Bilíngue, por meio da Pedagogia dos Projetos e como a
criança
constrói o seu conhecimento. A abordagem tem como princípio a pedagogia da escuta, do olhar atento, da
interpretação
por parte do professor, por meio de processos e contextos investigativos que propiciam a pesquisa das
crianças sobre
o assunto tratado e as interpretações e observações das crianças e a formação de conceitos.
ENTÃO, O QUE É DOCUMENTAR?
É observar e guardar para além da lembrança o que os pequenos aprendem no diálogo com o outro, quais
hipóteses
elaboram e como resolvem os problemas. A documentação vai contar histórias para as crianças relembrarem,
reviverem e
se conectarem com os próprios aprendizados.
O que deve, portanto, ser registrado?
As situações em que as crianças constroem a aprendizagem com os outros. Porque isso permite compreender o
que elas
estão pensando e sentindo e suas primeiras teorias sobre aquilo que estão conhecendo, para que os adultos
(professores), a partir disso, elaborem atividades levando em consideração essas observações.
Na documentação pedagógica, os professores assumem o papel de investigadores e questionadores do processo
pedagógico
da criança, e é por meio dessa escuta e interpretação, totalmente subjetivas, que fica evidente a
importância da
parceria pedagógica nesse processo: ter alguém com quem compartilhar aquilo que foi visto, e, a partir daí,
criar
hipóteses sobre a observação por meio de perguntas como:
Quem é a criança? Como se constrói seu saber? Como se entende o processo de observação e documentação? O que
e por
que observar? Com quais instrumentos observar? E em que direção observar?
Esperamos, fortemente, que por meio desta documentação, as famílias possam se inteirar sobre a escola
escolhida para
seu (sua) filho(a) e entender, ainda mais, os projetos desenvolvidos para nossas crianças.
A ideia é apresentar a documentação pedagógica ao final de cada bimestre.
Grupo Multicultural Educação