Documentação Pedagógica

Entender o conceito da documentação pedagógica baseado na pedagogia de Loris Malaguzzi, uma abordagem projetual nascida na cidade de Reggio Emilia, na Itália, é essencial para entender o trabalho realizado no Grupo Multicultural – Multi Kids, Multi Vila e Colégio Multi Programa Bilíngue, por meio da Pedagogia dos Projetos e como a criança constrói o seu conhecimento. A abordagem tem como princípio a pedagogia da escuta, do olhar atento, da interpretação por parte do professor, por meio de processos e contextos investigativos que propiciam a pesquisa das crianças sobre o assunto tratado e as interpretações e observações das crianças e a formação de conceitos.

ENTÃO, O QUE É DOCUMENTAR?

É observar e guardar para além da lembrança o que os pequenos aprendem no diálogo com o outro, quais hipóteses elaboram e como resolvem os problemas. A documentação vai contar histórias para as crianças relembrarem, reviverem e se conectarem com os próprios aprendizados.

O que deve, portanto, ser registrado?

As situações em que as crianças constroem a aprendizagem com os outros. Porque isso permite compreender o que elas estão pensando e sentindo e suas primeiras teorias sobre aquilo que estão conhecendo, para que os adultos (professores), a partir disso, elaborem atividades levando em consideração essas observações. Na documentação pedagógica, os professores assumem o papel de investigadores e questionadores do processo pedagógico da criança, e é por meio dessa escuta e interpretação, totalmente subjetivas, que fica evidente a importância da parceria pedagógica nesse processo: ter alguém com quem compartilhar aquilo que foi visto, e, a partir daí, criar hipóteses sobre a observação por meio de perguntas como: Quem é a criança? Como se constrói seu saber? Como se entende o processo de observação e documentação? O que e por que observar? Com quais instrumentos observar? E em que direção observar?
Esperamos, fortemente, que por meio desta documentação, as famílias possam se inteirar sobre a escola escolhida para seu (sua) filho(a) e entender, ainda mais, os projetos desenvolvidos para nossas crianças. A ideia é apresentar a documentação pedagógica ao final de cada bimestre. Grupo Multicultural Educação

Documentação Pedagógica 2024

ALDEIAS, PALAVRAS E MUNDOS INDÍGENAS

Jardim II NAS ÁGUAS DA APRENDIZAGEM

DOCUMENTAÇÃO PEDAGOGICA 2024 - Multi Programa Bilíngue
TUDO CABE NA CAIXA

B1 1º SEM TEXTURAS AROMAS E SABORES

DOCUMENTAÇÃO PEDAGOGICA 2024 - Multi Kids
PEQUENOS INVESTIGADORES

B1 E 2 DELICADEZAS QUE CRUZAM NOSSO MUNDO

DOCUMENTAÇÃO PEDAGOGICA 2024 - Multi Vila

Documentações Antigas
Unidades

Multi

Jardim 2

1° Ano

2° Ano

3° Ano

4° Ano

5°Ano

KIDS

MULTI

Jardim 2

1° Ano

2° Ano

3° Ano

4° Ano

5°Ano

KIDS

MULTI

Jardim 2

1° Ano

2° Ano

3° Ano

4° Ano

5°Ano

KIDS

MULTI

Jardim 2

1° Ano

2° Ano

3° Ano

4° Ano

5°Ano

KIDS

MULTI

COLEÇÕES E RECORDAÇÕES

JD 2 MULTI COLEÇÕES E RECORDAÇÕES

ALDEIAS, PALAVRAS E MUNDOS INDÍGENAS

1° ano ALDEIAS PALAVRAS E MUNDOS INDÍGENAS

2º EF MATEMÁTICA

2º EF MATEMÁTICA

VIAJANDO PELOS GÊNEROS TEXTUAIS

3°ano VIAJANDO PELOS GÊNEROS TEXTUAIS

 MEU BRASIL DE A a Z

4° ano MEU BRASIL DE A a Z

EMPATIA

5° ano EMPATIA

KIDS

TUDO CABE NA CAIXA

BERÇÁRIO-1 TUDO CABE NA CAIXA -
2023

TEXTURAS NA CAIXA

BERÇÁRIO-2 TEXTURAS NA CAIXA

VIDA NA ÁGUA

MINIMATERNAL VIDA NA ÁGUA

MANDALAS

MATERNAL MANDALAS

 PROJETO EXPLORADORES

JARDIM 1 PROJETO EXPLORADORES

MULTI

COLEÇÕES E RECORDAÇÕES

JD 2 MANHÃ

COLEÇÕES E RECORDAÇÕES

JD 2 TARDE

ALDEIAS, PALAVRAS E MUNDOS INDÍGENAS

1° ano

2º EF MATEMÁTICA

2º ano

VIAJANDO PELOS GÊNEROS TEXTUAIS

3°ano

 MEU BRASIL DE A a Z

4° ano

EMPATIA

5° ano

KIDS

MULTI

COLEÇÕES E RECORDAÇÕES

JD 2 MANHÃ

COLEÇÕES E RECORDAÇÕES

JD 2 TARDE

ALDEIAS, PALAVRAS E MUNDOS INDÍGENAS

1° ano

2º EF MATEMÁTICA

2º ano

VIAJANDO PELOS GÊNEROS TEXTUAIS

3°ano

 MEU BRASIL DE A a Z

4° ano

EMPATIA

5° ano

KIDS

BERÇÁRIO I

BERÇÁRIO II

MINI MATERNAL

MINI MATERNAL

MATERNAL

MATERNAL

JARDIM I

JARDIM I

JARDIM II

BERÇÁRIO I

BERÇÁRIO II

MINI MATERNAL

MINI MATERNAL

MATERNAL

MATERNAL

JARDIM I

JARDIM I

JARDIM II

JARDIM I

JARDIM I

JARDIM II

BERÇÁRIO I

BERÇÁRIO II

MINI MATERNAL

MINI MATERNAL

MATERNAL

MATERNAL

JARDIM I

JARDIM I

JARDIM II

BERÇÁRIO I

BERÇÁRIO II

MINI MATERNAL

MINI MATERNAL

MATERNAL

MATERNAL

JARDIM I

JARDIM I

JARDIM II

PEQUENOS INVESTIGADORES

BERÇÁRIO-1 PEQUENOS INVESTIGADORES-2023

OS FIOS DA INFÂNCIA

BERCÁRIO II OS FIOS DA INFÂNCIA

COISAS DE BRINCAR

MINIMATERNAL MANHÃ COISAS DE BRINCAR

COISAS DE BRINCAR

MINIMATERNAL TARDE COISAS DE BRINCAR

 PENSANDO COM A PELE

MATERNAL MANHÃ PENSANDO COM A PELE

 PENSANDO COM A PELE

MATERNAL TARDE PENSANDO COM A PELE

 VIAJANTES DO UNIVERSO

JARDIM 1 VIAJANTES DO UNIVERSO

 OBSERVANDO O MUNDO

JARDIM 2 MANHÃ OBSERVANDO O MUNDO

 OBSERVANDO O MUNDO

JARDIM 2 TARDE OBSERVANDO O MUNDO

PEQUENOS INVESTIGADORES

BERÇÁRIO I

OS FIOS DA INFÂNCIA

BERCÁRIO II

COISAS DE BRINCAR

MINIMATERNAL MANHÃ

COISAS DE BRINCAR

MINIMATERNAL TARDE

 PENSANDO COM A PELE

MATERNAL MANHÃ

 PENSANDO COM A PELE

MATERNAL TARDE

 VIAJANTES DO UNIVERSO

JARDIM 1

 OBSERVANDO O MUNDO

JARDIM 2 MANHÃ

 OBSERVANDO O MUNDO

JARDIM 2 TARDE

PEQUENOS INVESTIGADORES

BERÇÁRIO I

OS FIOS DA INFÂNCIA

BERCÁRIO II

COISAS DE BRINCAR

MINIMATERNAL MANHÃ

COISAS DE BRINCAR

MINIMATERNAL TARDE

 PENSANDO COM A PELE

MATERNAL MANHÃ

 PENSANDO COM A PELE

MATERNAL TARDE

 VIAJANTES DO UNIVERSO

JARDIM 1

 OBSERVANDO O MUNDO

JARDIM 2 MANHÃ

 OBSERVANDO O MUNDO

JARDIM 2 TARDE