"Decidindo é que se aprende a decidir"
Formando Cidadãos Curiosos, Críticos e Criativos!
Desde 2011, o Grupo Multicultural se dedica com carinho e compromisso às primeiras etapas da vida escolar — do
berçário ao Ensino Fundamental I. Acreditamos que esses primeiros anos são fundamentais não apenas na construção do
conhecimento, mas também na formação da identidade, da autonomia e do olhar crítico da criança sobre o mundo.
Sabemos que, ao chegar ao Ensino Fundamental, muitas escolas acabam abandonando a escuta sensível, o brincar e a
investigação, em nome de um ensino conteudista e burocrático. Mas no Colégio Multi seguimos um outro caminho.
Mantemos viva a ideia de que a criança continua sendo um sujeito potente, criativo, reflexivo — mesmo quando cresce.
Por isso, nosso Ensino Fundamental I preserva os princípios que norteiam toda a nossa proposta: o respeito às
múltiplas linguagens da infância, o aprender com sentido, o tempo da escuta e da experiência.
Aqui, o conhecimento se constrói em diálogo com o cotidiano da criança. Utilizamos projetos interdisciplinares que
partem de temas significativos para o grupo e abrem espaço para a pesquisa, a criação e o pensamento crítico. As
perguntas feitas pelas crianças não são interrompidas — são ponto de partida para investigações coletivas, rodas de
conversa, produções autorais e experiências práticas.
As salas são organizadas como ateliês de aprendizagem, com materiais acessíveis e esteticamente pensados, promovendo
autonomia, cooperação e protagonismo. Trabalhamos com a documentação pedagógica como uma forma de dar visibilidade
aos processos de aprendizagem e às vozes das crianças — através de fotos, registros escritos, desenhos e falas que
são compartilhadas com as famílias e com os próprios alunos.
O brincar continua sendo um direito e uma linguagem fundamental. Está presente nas propostas diárias como forma
legítima de aprender, se expressar e se relacionar. A leitura, a escrita e a matemática são trabalhadas com sentido,
respeitando os tempos e ritmos de cada criança, sempre dentro de contextos que fazem parte de sua vida.
Nossa proposta é oferecer uma escola onde o pensamento crítico, o afeto, a curiosidade e a alegria caminhem juntos.
Onde o aprender a aprender continua sendo o centro de tudo.
A alfabetização acontece principalmente nos primeiros anos, por meio de atividades que envolvem leitura, escrita, interpretação e produção de textos, além de jogos e brincadeiras pedagógicas.
Por meio de projetos interdisciplinares, rodas de conversa, atividades colaborativas e programas específicos que desenvolvem empatia, autoestima e habilidades de convivência.
Sim, o uso de tecnologia é planejado para apoiar o aprendizado de forma segura e responsável, incluindo atividades digitais e projetos multimídia.
Os pais têm acesso a boletins periódicos, reuniões de pais, relatórios individuais e, em alguns casos, plataformas digitais que mostram o progresso e as atividades realizadas.
Sim, atividades extracurriculares, como Danças, Judô, Música, Inglês e Tecnologia são oferecidas para enriquecer o desenvolvimento integral dos alunos.